Educadores 2017

Educadores 2017

DIMENSÃO  SOCIAL

 

Cynthia Zanotto (Veja em equipe organizadora)

 

trainer-emmanuel-webEmmanuel Khodja  é pós-graduado em Gestão e Planejamento Ambiental e com formações complementares em áreas como Permacultura, Educação Ambiental, Design em Sustentabilidade, Bioconstrução, Ecovilas, Facilitação de Grupos e Resolução de Conflitos, Comunicação Não-Violenta, Desenvolvimento de Líderes Facilitadores, Organizações de Centro Vazio, Dragon Dreaming, Cidades em Transição e outros. Professor em EAD de disciplinas de pós-graduação e extensão universitária na FGV e no programa Gaia Education online. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da ONG e Ecovila Terra Una, através da qual coordena programas ligados a sustentabilidade, como o Gaia Education em RJ e MG. Também fundador da Biosistêmica, uma empresa de consultoria, coaching, treinamento e execução de projetos em sustentabilidade pessoal, organizacional e ambiental.

Mais em: http://www.biosistemica.com.br

Gisele Sartori é psicóloga e de 1986 a 2006 dedicou-se a PSICOLOGIA DO ESPORTE. Escreveu dois livros da área: “Psicologia no Esporte e na Atividade Física – Uma coletânea sobre a prática com Qualidade” – Editora Manole, 2000 e “Preparando A vitória. Psicologia do Esporte e Psicodrama. São Paulo: Editora Ágora, 2004.
Desde 1990 dedicou-se também a divulgação e a disseminação das PRÁTICAS COOPERATIVAS através da PEDAGOGIA DA COOPERAÇÂO nas áreas de Educação, Recursos Humanos em empresas, instituições sociais, comunitárias e o resgate da ÉTICA COOPERATIVA nas relações humanas. Utiliza como principal instrumento pedagógico, os JOGOS COOPERATIVOS DE TABULEIRO e aos NEGÓCIOS SOCIAIS.

Mais em:http://www.omagicodenos.com.br/

 

ItaIta Gabert é educadora e terapeuta psico-corporal, pesquisadora e praticante de novas técnicas sociais na Europa e Brasil, atuando nas áreas de economia solidária, consumo consciente, governança circular e resolução de conflitos por consenso. Interessa-se pelo conceito de sustentabilidade em todos os níveis e no desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e cultura, desenvolvimento de projetos, dinâmicas de grupo e sabedoria coletiva, abordagens lúdicas e experimentais para processos de grupo, fóruns e redes de cooperação. Ita é alemã, morou 8 anos no Brasil e reside na ecovila Sieben Linden na Alemanha desde 2002. Em 2011 trouxe Dragon Dreaming juntamente com John Croft, o idealizador do método, para o Brasil. É formada em psicoterapia corporal (biossíntese e biodinâmica – Portugal / Berlim), Constelações Familiares Sistêmicas (Portugal), Clínica Cry Baby (Portugal / Berlim), Bowen Therapy (Austrália, Berlim) e Emmett-Therapy (Hamburgo).

 

Ute CraemerUte Craemer – pedagoga, fundadora da Associação Monte Azul de trabalho social com base antroposofica na favela Monte Azul em São Paulo, Membro ativo da Sociedade Antroposófica no Brasil. Co-fundadora da Escola Oficina-Social, Aliança pela Infância no Brasil, Alliance for Childhood no Japão e Nova Zelândia. Conselheira do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (CONPAZ) em São Paulo. Conselheira de projetos da Fundação Mahle. Tem trabalhos publicados em português, alemão, inglês e espanhol; incluindo livros, relatos, material didático e ensaios. É palestrante sobre pedagogia e questão social; no Brasil, Europa, Estados Unidos, Japão, Coréia e Nova Zelândia.

Mais em:http://www.monteazul.org.br/home.php

 

DIMENSÃO ECONÔMICA 

Claudinho Miranda é fundador e presidente do Instituto Favela da Paz.  Enfrentou muitas dificuldades ao longo da sua caminhada, pois desde muito cedo entendeu sua missão , ele usaria a musica como ferramenta para transformar a realidade da comunidade que vivi ate hoje . Líder da Banda Poesia Samba Claudinho teve junto de seus parceiros e amigos que aprender a empreender se quisessem viver da sua arte , então montaram um estúdio de musica ( Poesia Áudio Visual , que atende hoje cerca de 400 artistas no mês )para criar os trabalhos da sua Banda , e foi assim que tudo começou há 25 anos os componentes da Banda viajam o mundo contando historias do cotidiano de pessoas da comunidade , e trazem suas experiencias , ideias e projetos para dentro de instituto. A iniciativa é um exemplo de Economia da Dádiva.

Mais em:https://faveladapaz.wordpress.com/

 

Cesar profile (1)Cesar Matsumoto é facilitador e consultor em inovação social e desenvolvimento humano/organizacional.

Foi uma das primeiras pessoas no Brasil a trabalhar com Business Model Canvas, Design Thinking e Teoria U.

É professor da pós graduação internacional em Gestão da Inovação Social do Amani Institute, da Escola de Diálogo de São Paulo e da Polifonia (método THNK, Escola Holandesa de Liderança Criativa). Consultor associado da Co-criar – Práticas Colaborativas. Membro e trainer da Rede Art of Hosting.

Ex-sócio do Grupo Tellus onde Idealizou e desenvolveu a metodologia LabGov de consultoria em criação de serviços públicos com foco no cidadão.

Foi membro do design team do ELIAS Brazil – Emerging Leaders Innovate Across Sectors, programa de formação em liderança sistêmica e Teoria U do Presencing Institute e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Ex-diretor do Instituto de Socioeconomia Solidária e membro da Incubadora de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas (2006-08).

Administrador Público pela FGV-EAESP e Biopsicólogo pelo Instituto Visão Futuro. Tem formação em facilitação de processos com a Teoria U pelo Presencing Institute (MIT). Cursando o programa Artistas do Invisível (consultoria em desenvolvimento social de organizações). Autodidata, concentra atualmente seus estudos em desenvolvimento humano.

Mais em: www.cesarmatsumoto.com

Fábio Novo -Soul Hacking & Life Design. Terapeuta, coach, autor, palestrante, empreendedor, facilitador de meditação e processos de autoconhecimento e co-fundador da casa colaborativa Hiperespaço. Atuo há + de 12 anos como coach e terapeuta e há + de 20 anos pesquiso os temas da psicologia, espiritualidade e evolução da consciência.Formado em Psicossíntese (CPSP), Yoga & Meditação (Sivananda), Coaching (ICI) e Leitura da Aura (primeira turma de Piracanga) e agora está sintetizando a HoloSíntese, uma nova abordagem para o desenvolvimento humano integral que estuda as múltiplas dimensões da consciência e os complexos fluxos da evolução individual e coletiva, um processo multidimensional que chamo de Life Design.Criador do aplicativo de meditação Sync e autor dos livros Holoplex, Hiper, Axis: os 9 estágios de preparação para uma nova vida, Sonhos: uma síntese e 108 perguntas para responder antes de procurar um coach.Como holo-ativista, apóio diversas iniciativas educacionais e empreendimentos sociais. Sou conselheiro dos projetos Cidade Democrática, The HUB e Virada ZEN. Fui palestrante no International Psychosynthesis Conference (Roma), TEDxLUZ , TEDxVer-o-Peso, Path Festival, ENEJ e coach dos plestrantes no TEDxAmazônia.Graduado em Administração de Empresas na FGV, com pós-graduação em Marketing e especialização em Novas Mídias na New York University. Trabalhou por 15 anos como executivo em grandes corporações e fui diretor de Marketing da MTV Brasil, até passar por um período sabático e mudar radicalmente de profissão e de vida. Hoje moro e trabalho na Vila Madalena em São Paulo.O sonho e o propósito do Fabio Novo  é ajudar as pessoas encontrarem seu caminho iluminado, se realizarem integralmente e serem felizes.

Mais em : http://holoplex.com.br/

 

Rafael Mesquita 34, sociólogo formado na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), atua na área sociocultural desde 2002, no qual já desenvolveu projetos na Prefeitura de São Paulo, realizando atividades de formação socioprofissional (2003-2004); trabalhou nas ONG’s Ato Cidadão (2004) e Arrastão (2005); e desde 2006 atua na movimento União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências, onde coordena projetos com o objetivo de promover à cultura e as atividades socioeconômicas locais na perspectiva da economia popular e solidária para o desenvolvimento local. Em 2009, por indicação dos atores envolvidos com o Banco Comunitário União Sampaio, passou a coordenar o referido banco, em razão de sua perceptível liderança e legitimidade perante a comunidade, e na constituição da Agencia Popular de Fomento a Cultura Solano Trindade, onde contribuiu entre outras coisas com a criação do Atelie Popularte, espaço colaborativo de fomenta as artes visuais.

Mais em: http://bancocomunitariosampaio.blogspot.com.br/

romeu mattos leiteRomeu Leite é membro fundador e morador da Vila Yamaguishi em Jaguariuna, SP. Formou-se em medicina veterinária, é agricultor e consultor do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e de outras iniciativas de sustentabilidade no Brasil. A Vila Yamaguishi apresenta uma das mais maduras experiências de economia comum e ecovila no Brasil.

DIMENSÃO ECOLÓGICA

Bia StamatoBeatriz Stamato é psicóloga formada pela PUC/SP, especializada em Didática, Organização Escolar, Extensão Rural e Pesquisa Participativa. Doutora pela Universidade de Córdoba – Espanha, no programa Innovación Curricular y Practica Socioeducativa. Cursou a Maestria: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na América Latina e Espanha na cidade de Baeza/Espanha. É professora no curso de Experto em Soberania Alimentaria e Agroecologia Emergente da Universidad Internacional de Andalucia. Desde 2012, é professora no curso de Graduação em Agroecologia da UEPB, coordena o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica e é coordenadora Pedagógica da Especialização em Agroecologia da mesma Universidade. Se dedica voluntariamente ao Instituto Giramundo Mutuando (www.mutuando.org.br) no desenvolvimento de projetos na área de Agroecologia e Agricultura Familiar desde 2001.

Edson Hiroshi Seo é Engenheiro Agronomo , escritor do livro Unidade da Vida – Manual de Agricultura natural. Fundador da Associação de Agricultura Organica( AAO) . Fundador da Ecovila Clareando.

Mais em: http://www.clareando.com.br/

Fernando Silveira Franco é Engenheiro Florestal, formado na Universidade Federal de Viçosa, MG, Doutorado em Ciencia Florestal, UFV, na Área de Sistemas Agroflorestais, na Agricultura Familiar. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e da Associação Brasileira de Agroecologia. Professor Associado na UFSCAR – Campus Sorocaba, nos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Pós Graduação em Agroecologia. Coordenador do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã, desenvolvendo trabalhos de pesquisa participativa,  extensão agroecológica e apoio  a processos organizativos visando restauração florestal,  certificação participativa, comercialização e melhoria de renda em comunidades de agricultores familiares e assentados da reforma agrária na região de Sorocaba, tendo os sistemas agroflorestais  agroecológicos e biodinâmicos como foco.

Marcelo Ribeiro (veja na equipe organizadora)

Pedro Jovchelevich (veja na equipe organizadora)

Peter WebbPeter Webb é formado em Horticultural Science na Austrália, onde também estudou Permacultura com Bill Mollison e foi responsável pelo banco de sementes do Jardim Botânico de Melbourne. Em 1980, na Inglaterra, começou o trabalho de cirurgia em árvores e formou-se em agricultura Biodinâmica. Desde 1984, mora no Brasil. Por 14 anos, viveu de modo auto-sustentável em Matutu-MG. Desde 1998, vive em São Paulo onde administra cursos e desenvolve projetos de agroflorestas, agricultura auto-sustentável, consultoria ambiental, paisagismo, cirurgia em árvores e reflorestamento. A partir de 2002, ao unir a Permacultura à psicologia do Budismo Tibetano em parceria com Bel Cesar, desenvolve atividades de Ecopsicologia no Sítia Vida de Clara Luz, em Itapevi, SP.

tomazlotufoTomaz Lotufo é arquiteto e permacultor, desenvolve um projeto de permacultura com a equipe do sitio beira serra no Município de Botucatu SP. Atua como Bioconstrutor e arquiteto com foco na área de baixo impacto Ambiental e interesse social, buscando gerar autonomia através do processo de construção e da utilização de sistemas vivos no ambiente construído. Professor na Faculdade de Arquitetura Associação Escola da Cidade e Membro da rede Permear de Permacultores.

 

DIMENSÃO VISÃO DE MUNDO

Ailton Krenak, é um líder indígena brasileiro, ambientalista e escritor. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Pertence à tribo indígena KRENAK. Em 2016, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concedeu, a Krenak, o título de Professor Doutor Honoris Causa, um reconhecimento pela sua importância na luta pelos direitos dos povos indígenas e pelas causas ambientais no país. Nesta mesma universidade, Krenak leciona as disciplinas “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”, ambos em cursos de especialização.

Claudio bertalotClaudio Bertalot- Euritmista formado na Europa, coordenador da formação de eurritmia no Brasil, Docente do curso de especialização lato sensu em Agricultura Biodinâmica Faculdade Galieleu/Inst. ELO. Violoncelista da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, formou-se em euritmia em 1984 pelo Instituto de Pedagogia na Alemanha, onde lecionou durante 4 anos. Em 1988 participou da fundação do Grupo de Euritmia de São Paulo, com o qual se apresentou em inúmeras cidades da América do Sul, Estados Unidos e Europa. Participou da Fundação da Formação em Euritmia no Brasil onde é docente responsável até hoje. Foi convidado a lecionar epistemologia no curso de Pós-Graduação da Geografia na USP. Professor docente da especialização em Agricultura Orgânica e Bio-Dinâmica pela UNIUBE. Ministrou curso na Pós-Graduação em Pedagogia da Uniitalo e no Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco.

DiogoDiogo Alvim é biólogo ecólogo (UFRJ) e professor de biologia (- ensino médio na rede estadual de Minas Gerais. Adquiriu o titulo de Msc. em Agroecossistemas e Desenvolvimento Rural em 2007 pela UFSC.  Membro da equipe de organização do programa Educação Gaia no Rio de Janeiro, organizado por Terra UNA desde 2009 e do Gaia Escola em DF coordenado pelo professor José Pacheco. Já atuou no PRONERA – ensino técnico agrícola – em assentamentos do Estado de Santa Catarina por 3 anos. Pesquisa desde 2007 a Comunicação Não-Violenta e sua aplicação no contexto pessoal e  educacional. Foi consultor do programa restauração de diálogo da SEEDUC RJ entre 2012 e 2013 no apoio a estruturação de sistemas restaurativos em resposta a conflitos nas escolas estaduais, coordenador por Dominic Barter. E orientador de monografia do programa de pós graduação em Educação Ambiental: escolas sustentáveis da UAB/UFOP. É membro fundador da ecovila Terra Una e desenvolve serviços de tratamento de águas servidas em pequena escala através de tecnologias inspiradas na natureza, como biossistemas e técnicas de fitoremediação. Pesquisador da teoria e da pratica em ecologia profunda.

edgard_gouveia_jr_creative_morningsEdgard Gouveia Jr não se cansa de colocar as pessoas para brincar. Arquiteto e Urbanista e Pós Graduado em Jogos Cooperativos, ele dedica sua trajetória a mobilizar crianças, jovens e adultos desenhando e aplicando jogos virtuais, gincanas e ações coletivas que desembocam em pequenas revoluções comunitárias. É co-fundador do Instituto Elos, do Programa Guerreiros sem Armas e do Jogo Oasis. Felow Ashoka, Berkana Exchange e TRIP Transformadores, é Professor da Pós em Jogos Cooperativos, das Formação Gaia Rio de Janeiro, São Paulo, Brasíla e Paraná, do Youth Initiative Program e do MSLS na Suécia e Knowmads na Holanda. É palestrante em diversos TEDx e consultor internacional na Europa, América do Norte e Asia onde aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação não Violenta e Jogo Oasis. É idealizador do Play The Call, uma gincana mundial online que tem tarefas concretas no mundo real e pretende envolver 2 bilhōes de pessoas em quatro anos para restaurar o equilíbrio na Biosfera. Ele acredita que mudar o mundo pode ser rápido, divertido e sem botar a mão no bolso.

Jorge Koho MelloJorge Koho Mello é terapeuta corporal (Shiatsu) com pós-formação em Terapia de família e casais. Experiente em práticas de saúde integrativa, com participação em equipes de parto humanizado e atendimento a pacientes terminais. Instrutor de Aikido e Yoga, praticante e difusor da Simplicidade Voluntária. Líder certificado de Danças da Paz Universal. Participa ativamente das iniciativas de sustentabilidade desde a década de 80. Treinamentos em Findhorn (Escócia), no Schumacher College (Inglaterra) e na Krogerup Hojskolle (Dinamarca). Monge ordenado no Zen Budismo, atualmente reside em Zürich, Suíça.

Manuela Santana (veja na equipe organizadora)