Local

O Bairro Demétria nasceu há 40 anos, através de pioneiros cujo propósito inicial foi a criação de uma comunidade de agricultura biodinâmica, filosofia antroposófica e princípios de sustentabilidade.

Localiza-se na área rural do município de Botucatu (SP), uma cidade a cerca de 250 quilômetros de São Paulo capital que possui cerca de 127 mil habitantes.

O bairro cresceu de forma intensa ao longo das quatro décadas de existência, principalmente por causa da escola Waldorf Aitiara e da produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos.

A Demétria tem atualmente cerca de 800  moradores e continua crescendo. Este crescimento traz novos benefícios e desafios, como por exemplo a manutenção do sentido de comunidade intencionado desde o início e as questões de especulação da terra , poluição, tráfego e outros problemas decorrentes de relações possivelmente menos próximas do que em tempos passados.

Como organizadores do Gaia Botucatu e moradores do bairro Demetria e da área urbana de Botucatu , consideramos que o Gaia Education é uma grande oportunidade para manter vivo e inclusive aprimorar este senso de comunidade, e também as relações e vínculos entre as pessoas e a terra , integrando novos e antigos moradores.

Além disso, pode-se ampliar os conceitos de sustentabilidade para outras cidades populosas próximas à região de Botucatu, tais como Bauru, São Carlos, Sorocaba, entre outras, e também as regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo capital, locais com diversas universidades do estado de São Paulo e que estão bastante degradados por grandes impactos, como as monoculturas de cana, soja e diversas ações humanas destrutivas.

Além disso, Botucatu é referência nacional na produção de alimentos orgânicos e biodinâmicos, é sede de diversas ONGs que trabalham com causas ambientais e educacionais , e está próxima à área do grande aquífero Guarani – fonte de fundamental importância no abastecimento de água do estado de São Paulo.

A região é também parte da área de proteção ambiental – APA Botucatu – área de proteção ambiental Corumbataí, Botucatu e Tejupá , também conhecida como APA Botucatu, é uma unidade de conservação estadual para uso sustentável criada em 1983, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população local e para proteger os atributos ambientais regionais.

O território da APA abrange áreas rurais de nove municípios do estado de São Paulo : Avaré, Botucatu, Itatinga, Guareí, São Manuel, Pardinho, Bofete, Angatuba e Torre de Pedra, totalizando uma área em torno de 215 mil, ou um perímetro de 626 quilômetros. A população humana dos municípios da APA é de aproximadamente 326mil habitantes (dados de 2010) .

Portanto é de fundamental relevância a conservação das áreas de recarga do sistema aquífero Guarani , a proteção da fauna nativa , a conservação dos recursos hídricos de superfície, e a vegetação nativa remanescente de Cerrado e Mata Atlântica do interior (localizado principalmente na área das Cuestas da APA Botucatu).

Nossa filosofia é focada em ações práticas , sistêmicas e de somar à comunidade novos conceitos e práticas cada vez mais sustentáveis, como em diversas ecovilas, diferentes visões de mundo, e também aproveitar a possibilidade de receber conhecimentos antroposóficos dos moradores locais, realizando a partilha de saberes entre visitantes e moradores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s